27 de fevereiro de 2016

Organizando a Festa – Convidados

Gente, cês já podem parar de pensar "mas tu não vai retocar o cabelo?".

Lá vem a louca do textão!

Sabe aquela pessoa que fica falando "O quê? O teu filho já fez x anos e eu não sabia? Quando foi a festa?" mas querendo dizer "Tu não me convidou, né?", então, esse post é pra você que sofre com isso!
Antes de você ler, tenha em mente que eu não estou vitimizando ninguém (no caso, nós, mamães).

Primeiro passo: Retrospectiva desde o nascimento da criança.
Tava lá você, gravidíssima, precisando de ajuda para ir no médico naquele dia quente e você com pressão baixa. Quem te ajudou? O motorista do ônibus ou uma pessoa conhecida?
São situações parecidas com esta acima que você já pode ter uma noção. Podem estar pensando "mas ninguém é obrigado a ajudar" só que, poxa, então se segura na hora de pedir pra ser dindo ou jogar indireta sobre não ter sido convidado pro chá de fralda, porque a mãe não é obrigada a convidar todo mundo e/ou te escolher para dindo*.
Nesse primeiro passo, que eu também utilizei pra escolher os convidados do Benjamin, você precisa rever situações desde lá da gravidez, não que a pessoa que nunca te ajudou (talvez por falta de oportunidade e não por egoismo) não merece ir na festa. Calma! Ela ao menos ligava pra saber do bebê? Perguntava no Facebook? Ou algo assim? Ou simplesmente escafedeu-se?
Eu, por exemplo, convidei apenas pessoas de importância pra mim e que, de alguma forma, se preocuparam com o Benjamin em algum momento. Desde uma mensagem "Oi, como tá o bebê?" até uma pessoa que ajudou a comprar as coisas que faltaram pra ele (<Dindos3). Você não vai convidar a sua tia de quinquagésimo grau só porque a criança tem o mesmo sobrenome que ela, né? Pô, a pessoa mal sabe o nome da criança. Já aconteceu de eu falar do Benjamin pra parentes distantes e eles "Quem?", claro que eu quase respondi algo tipo "Meu amigo imaginário" porque né(?).

Segundo passo: Faça a lista com quase todas as pessoas que você conhece.
Foi o que eu fiz. Fiz uma super mega lista com todo mundo que poderia ir no aniversário e fui cortando. Minha mãe, de bom coração, não queria muito que eu cortasse algumas pessoas porque eram amigos antigos ou sei lá, mas gente, GENTE!!! Não, eu corto, corto e corto.
Quando fiz minha lista esboço, coloquei o nome, por exemplo, do "cara do armazém + seus 3 filhos + sua esposa + seu cachorro" e fui cortando. A esposa dele nunca viu a criança, não tem porque ir. Seus filhos nunca viram ele, mas são crianças, e eu queria uma festa animada, logo tá liberado. Já o cachorro... Haha.
Por que você vai convidar a amiga da sua avó? "Porque ela quer que eu convide... Mas se bem que a senhora amiga da minha avó nem sabe o nome do meu filho e me viu pessoalmente pela última vez quando eu tinha 3 anos..." É assim que começa, você se pergunta POR QUE aquela pessoa tem que permanecer na lista e aos poucos você mesmo vai se ligando que não tem motivo pra ela estar ali (só cuidado, eu me viciei e ficou tipo 20 pessoas na festa só hein haha aí fiz tudo de novo e fechou 60).

Terceiro passo (opcional): Não convidou seu vizinho mas vê ele todos os dias?
O maior pavor da minha mãe era isso. "Mas tu não convidou a mulher da ferragem da esquina, como eu vou encarar ela agora?" SIMPLES. Se eu não convidei, é porque a pessoa tá pouco se lixando pra mim e pro Benjamin, logo ela possivelmente nem sabe quanto tempo ele tem. Aqui aconteceu isso, várias pessoas que minha mãe achava que iam ficar falando "Quando é a festa?" sem serem convidados, na verdade, o meu bebê já está com quase dois anos e tem gente perguntando quando ele faz um ano. Reflitam! haha Simplesmente não comente nada e deixa rolar. =)
"Carol, o salão é de 80 pessoas, eu encomendei salgados pra 80 e tenho só 50 convidados" Ok, aí sim você pode pensar em convidar a tia da ferragem pra encher linguiça, mas de preferência que ela tenha filhos porque festa de criança sem criança "num dá" e que ela seja uma pessoa agradável, que saiba que ela não vai na festa pra ficar zoando depois com as moças do cabeleireiro.

Quarto passo (feito especialmente para mães meio otárias que nem eu): Eu esqueci de fulano!! E agora?
Ih amiga, sinto muito. Hahaha. Eu esqueci acho que de 12 pessoas que eu conheço, que pretendia convidar e chegou no dia da festa eu pensei "Bah, por que a Mariazinha não veio? P*** M***! EU ESQUECI DE CONVIDAR ELA".
Por que isso aconteceu? Meus parentes se ofereceram pra me ajudar com os convidados, fiquei louca pensando que eles iam ficar tipo "Convida a tia da ferragem, ela é tão simpática" e não aceitei ajuda, fui correndo fazer os convites contadinhos (sou uma mãe mão de vaca), entreguei uma semana antes da festa e tcharã, esqueci da galera. Não foi por mal, não foi porque eu esqueci da existência da pessoa. Só quem já organizou uma festa sabe que ela estoura tua cabeça, ainda mais uma festa DIY como foi a do Benjamin, tanto que no dia eu tive que correr atrás de algumas coisas porque esqueci simplesmente.
Uma dica de ouro: se te oferecem ajuda e tu quer fazer tudo sozinha, deixa disso, aceita, porque é muita coisa pra uma cabeça só. Resultado do meu egoísmo: esqueci de convidar 12 pessoas, 3 delas da família.

Quinto e último passo.
Você deve convidar seus amigos, as pessoas que você gosta e que sabem que vão se divertir, que vão fazer um ambiente agradável. O mais importante da festa é a união, é ver que as pessoas estão FELIZES por estarem presenciando o primeiro ano do seu filho, uma data tão especial. Faça um ambiente legal, leve suas pessoas favoritas e não deixe que as pessoas lembrem como "a festa do gurizinho da Carol" e sim como "A festa de primeiro ano do Benjamin" e tenham lembranças boas dela.

*Dindo(a): madrinha ou padrinho, vocábulo coloquial do Rio Grande do Sul.

2 comentários:

  1. Estou aguardando o meu convite desse ano! ehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembrei depois de já ter postado, deveria ter acrescentado que tem gente de outros estados que merecem estar no aniversário do Benja mais do que gente da própria família! Hiuahiuahiu

      Excluir