25 de março de 2016

Por que desrespeitar? | Religiosidade

Uma foto nada a ver da Yuuki porque tem a Bíblia nela
Frequentemente me deparo com comentários de pessoas religiosas em postagens diversas, mas principalmente quando é algo sobre uma pessoa ou animal doente ou belezas da Natureza. É Deus pra cá e Jesus pra lá, sempre o mesmo.
Mas, junto à estes, temos também os "intolerantes a crentes" (crentes em geral, não exclusivamente evangélicos), que não podem ler a palavra Deus, Bíblia ou termos sagrados sem subir um alter-ego sátiro-profano à cabeça.

Em 2011, quando eu estava me tornando a adolescente problema sem querer, eu "virei" ateu por "concordar" com umas páginas sobre o assunto do Facebook. Mas que tipo de concordância é essa que é só da boca pra fora, sendo que no mesmo tempo que estava dizendo "Deus não existe", mentalmente estava tremendo de medo de levar um raio na cabeça? "Olhem pra mim, estou comendo carne na Sexta Feira Santa", era o que eu pensava ser legal, mas isso não faz de uma pessoa legal, claro, também não a faz desrespeitosa porque se ela não segue a religião, ela não tem porque fazer jejum de carne, mas o fato dela estar querendo mostrar pro mundo que ela é diferente, tem uma sugestão pejorativa.

Como ser ateu virou sinônimo de ser cool na internet?

Vamos a famosa era que se tu falar bobagens é errado, mas se falar bobagens com palavras difíceis está certo. Amigos, não me levem a mal, não sou praticante de nenhuma religião e muito menos gosto de nenhuma que conheci até agora, logo esse texto não é escrito por uma religiosa que quer que todos se convertam, é para dizer que você pode ser religioso sem dizer que os ateus vão para o inferno e pode ser ateu sem dizer que os religiosos não pensam racionalmente.

Não precisamos procurar muito pra achar pessoas comentando em diversas redes sociais em assuntos que não entendem nem o suficiente para manter uma opinião sobre. De fato, as pessoas estão se achando muito só porque usam palavreados difíceis e, os "desprovidos do Aurélio", logo desistem de debater.

Quero dizer que, atualmente, estamos nessa época em que todos querem ser mais que os outros em tudo, principalmente nas redes sociais, querem ser os "diferentões" (odeio esse mene aff), os incríveis, os providos da sabedoria, só falam em fatos, fatos e fatos, e há de alguém falar qualquer coisa que não esteja quimicamente - biologicamente - fisicamente - matematicamente comprovado, essa pessoa é tirada pra burra em meio a tanto público e o mesmo público, aplaude o arrogante, chamando ele de mito e mil coisas desnecessárias, apenas porque ele provou ser não-compreensivo.



Por que provocar?

Eu admito que várias vezes me peguei provocando meus parentes religiosos, um tão hipócrita falar sobre o quanto provocação é errado, mas em fanatismo, é necessário, às vezes.
Mas a questão é: amigos, muitas vezes a pessoa nasceu, cresceu e vai morrer ouvindo falar em Deus, cristianismo, budismo e o raio-que-o-partaismo, não temos porque TIRAR essa crença da pessoa, assim, sem motivos. Já parou pra pensar em quantas pessoas se salvaram por causa de Deus? E não digo nem a força divina Deus, digo o placebo Deus, falando de modo "científico". Às vezes, as pessoas em doenças terminais só precisam de um pilar, um abraço confortável Dele, uma segurada na mão, uma garantia de que elas vão parar de sofrer para ir ao encontro Deste tão divino. Elas não fazem por mal, elas PRECISAM de Deus. Por que acabaríamos com a igreja se esse for o caso?
A menos que a pessoa não esteja pregando discurso de ódio em nome da Bíblia, por que tu se irrita com um "que Deus abençoe" no comentário de uma criança doente? Para aquele ser, Deus existe e Deus vai agir assim que ela abençoar a criança, que mal tem uma pessoa pensar que tem o poder de ajudar alguém com uma prece?

Sempre que vejo comentários religiosos nas páginas do Facebook, vejo os ateus colocando risadinha, tirando sarro de uma pessoa que nunca conversaram na vida. Mas a pergunta fica: por que você se esforça tanto pra provar que religião é uma perda de tempo e Deus não existe, se pra você, a pessoa não vai receber bênçãos, e no final, todos morreremos e simplesmente pararemos de existir? Tu tem medo de quê? Por que quer que todos tenham pensamentos profanos?

Vocês confundem as coisas: um religioso fanático, que coloca coisas na boca de Jesus, que vive do preconceito, respira ódio por homossexuais, divórcio e mesmo assim vai lá na boate trair sua esposa; com a senhora, no auge da terceira idade, que foi a vida inteira em cultos, ajudou várias pessoas, doou alimentos, cuidou de animais indefesos, tudo em nome de seu Santo, e só quer continuar seguindo sua vida na igreja porque é lá que ela se sente bem. Agora vamos colocar a culpa de todas as desgraças que fanáticos vêm fazendo para a humanidade, como queimar "bruxas", em líderes como Jesus? Jesus não mandou ninguém fazer nada disso não, rapaziada.

2 comentários:

  1. carolyne, olha não so nenhum exemplo de vida para ninguém, não posso julgar se certo ou errado, a conduta das pessoas, nem ao menos avaliar a vida de outros, mas diz que a salvação é individual, sendo vc so pode salvar a si mesm pelo que vc fez, acreditou, mas como posso eu dizer que Deus nosso criador e jesus cristo nosso salvador, em nossas vidas e´so bençaos, é amor é vida, é respeito, compaiçao, perdao, harmonia, é felicidade em ajudar a fazer o bem a outros. É isto q a igreja, que a palavra de deus passa, que esta nos mandamentos de Deus. Entao, isto é errado?,para os que não acreditao, não aceitao a palavra e se revoltam contra, querem ao contrario!!!
    Imagina as pessoas sem o amor ao próximo, sem respeito, sem o senso de respeito, sem compaixão. Não existiria família, so guerras, maldades, injustiças, destruição, seriamos bichos predadores, sem escrúpulos ou qualquer senso de bondade, seriamos frios sem amor, respeito.
    Acredito que dai os ateus que falam não haver deus nem jesus cristo, estariam clamando por salvação.
    Por exemplo, toda pessoa que acredita ou nao, em sua vida no momento em q surge uma angustia, sofrimento, um pavor, neste momento clama e falam "o meu deus" me ajuda, pergunto é so neste momento que Deus existe em sua vida????
    E após receber o livramento de sua angustia volta a dizer eu "não acredito", são ipocritas.
    Eu na minha vida sinto fortemente a presença do amor de jesus cristo, e so grato por isto, eu não vo na igreja so para pedir , eu vo para agradecer.
    Tenho em minha vida muitos exemplos de bençaos recebidas que posso testemunhar, uma delas foi o livramento de meu irmão Eduardo de um câncer, eu tive a felicidade de estar no quarto do hospital naquele dia, quando o pastor entrou na porta aquele quarto se preencheu foi indiscritivel a presença do espirito santo, parecia que havia multidões o ambiente se transformou, eu e todos ali presentes inclusive uma pessoa que não tinha seguimento cristão, não conseguimos controlar as lagrimas o choro, não tinha como, e o pastor nem sequer tinha começado a passar a palavra em que ele foi enviado e usado para aquele momento, ali foi concedido a bençao da cura ao meu irmão.
    Mas isto através de muita oração nas igrejas de irmãos unjidos na fe.
    Olha você recebe aquilo q vc permite, vc sente aquilo que seu coração aceita, então ore a deus peça a ele, masss com clamor com verdade de coração, para sua oração ser ouvida, deixe o espirito santo ajir em vc , tenho certeza que jamais duvidara de Deus e jesus cristo em sua vida.
    Você pode orar em silencio , em seu quarto ou qualquer lugar, sozinho so vc e Deus, Desafio a tods a fazerem isso, vao sentir a diferença em suas vidas, mas lembre-se com clamor, de coração aberto. há não sabe orar? e so uma conversa com deus sobre seus sentimentos e necessidades daquele momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, meu tio! :-) Acho que, hoje em dia, muitississimas pessoas pregam ódio em nome de Jesus, dizendo que ele gosta disso e abomina aquilo, sabe? Colocam coisas na boca dele, coisas que são muito pessoais, que os fiéis não gostam e acham que Jesus não gosta também.
      Devemos sempre focar no amor e em outras coisas boas que a Bíblia e a religiosidade nos oferecem. Sempre houveram e sempre haverão pessoas descrentes. Muitas, como tu disse, vão clamar por seu Deus no momento de desespero, mas muitas não. Digo: se quer ser ateu, seja ateu, não temos muito o que fazer sobre isso, mas não seja ateu que desmerece a fé alheia, que se acha mais inteligente por "acreditar no profano".
      Afinal, Jesus não queria só um mundo em paz? Tenho quase certeza (não posso dizer toda certeza porque não o conheço como um cristão deveria) de que ele Jesus e Ele Deus se orgulham muito de pessoas, como tu, meu pai e outras, que pregam a paixão de Cristo. =) Abs!

      Excluir